Leitura Crítica
- Ingrid Gomm
- 4 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2024
Olá, eu sou Ingrid Gomm e gostaria de compartilhar com vocês mais uma etapa até a publicação do meu primeiro livro de fantasia. Antes de tudo, a leitura crítica é um relatório detalhado da sua obra, após a análise feita por profissionais do mercado editorial e se você quer publicar um livro sem pontas soltas e mais alinhado com o seguimento, recomendo fortemente que faça também.
Recentemente, recebi os feedbacks dos meus leitores beta, que também preencheram um formulário no Google para mim (uma ferramenta que ajudou a organizar as informações que recebi). Nele, pude questionar sobre alguns pontos que me deixaram insegura durante o processo de escrita e, por fim, chegou o retorno da minha leitura crítica. Ao somar esse feedback direto dos leitores à análise crítica, pude ver a obra com outros olhos e reavaliar diversos pontos.
Para mim, a obra parecia pronta, mas para o mundo, ainda não. Terminar de escrever o livro marca o fechamento de um ciclo, mas não o término do trabalho com ele, algo que nem sempre fica claro ao considerar a publicação. O livro é para o mundo, a história é para o mundo, e eu, que pensava escrever apenas para mim, descobri que escrevo tanto para mim quanto para os outros, pois desejo ser lida, mesmo que nem sempre tenha isso em mente.
O feedback mais difícil foi o de reduzir o tamanho da obra. Essa foi uma recomendação difícil de ler, pois existe um apego pelo trabalho. Não que eu discorde da ideia, mas não é fácil cortar. Escrever também exige desapego, algo que não imaginava, pois havia um romantismo sobre escrever para mim, como eu bem entendesse. Porém, descobri que escrevo o que quero, mas não apenas para mim e muito menos ao bel prazer, pois se existe algo que necessita de uma metodologia na minha vida, essa coisa é a escrita. Se você também estiver escrevendo um livro, recomendo fortemente que faça a leitura crítica, é uma ajuda valiosa para a publicação.
Por fim, estou um passo mais perto de lançar meu trabalho no mundo, um passo mais perto do entendimento verdadeiro do que é ser uma escritora, e um passo mais perto de mim mesma.
Comentários